Início do conteúdo

Audiência pública na Câmara de Ipatinga debate o 31º Grito dos Excluídos

Publicada em 20/08/2025 13:20

Audiência pública na Câmara de Ipatinga debate o 31º Grito dos Excluídos

Encontro discutirá exclusão social, meio ambiente e democracia, com participação de lideranças religiosas e movimentos sociais

 

A Câmara Municipal de Ipatinga realiza, nesta quinta-feira (21),  às 18h30, no plenário da Casa, audiência pública sobre o 31º Grito dos Excluídos e Excluídas, movimento de caráter ecumênico e plural que ocorre em todo o país desde 1995. O tema deste ano é “Cuidar da Casa Comum e da Democracia é Luta de Todo Dia”, em referência à defesa do meio ambiente, da participação popular e do combate a diferentes formas de exclusão social.

O Grito dos Excluídos acontece tradicionalmente no 7 de setembro, em contraponto às celebrações da Independência do Brasil, e reúne entidades, igrejas, grupos comunitários e movimentos sociais. A mobilização busca dar visibilidade às lutas de setores marginalizados da sociedade, denunciar os mecanismos de exclusão e apontar alternativas para a construção de uma realidade mais justa e inclusiva.

A audiência pública foi solicitada pela vereadora Cida Lima (PT), que destacou a importância de abrir espaço institucional para o diálogo sobre as múltiplas formas de exclusão. Segundo ela, “o Grito dos Excluídos é um momento de resistência, de denúncia e de anúncio de alternativas para a construção de uma sociedade mais justa. Trazer esse debate para dentro da Câmara é reconhecer que cuidar da casa comum e da democracia exige participação popular e luta cotidiana”.

Além da audiência em Ipatinga, a programação do Grito 2025 inclui seminários, debates, manifestações e celebrações em diferentes cidades do país. O objetivo é mobilizar a sociedade em torno da defesa de direitos e da busca por maior inclusão social.

Convidados para a mesa de debate

A audiência contará com a presença de representantes de diferentes setores religiosos e sociais:

  • Dom Marco Aurélio Gubiotti, bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano;
     

  • Padre Marco José de Almeida, reitor da Casa Sacerdotal Padre José Miranda e integrante de diversas pastorais e comissões ligadas à Cáritas Diocesana e ao meio ambiente;
     

  • Aurélio Moreira de Souza, secretário-geral da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Vale do Aço e do Sindicato dos Comerciários de Ipatinga (SECI);
     

  • Jéssica Fernandes Silva, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).