Início do conteúdo

Lauro Botelho teve atuação na política e no movimento associativo em Ipatinga

Publicada em 22/04/2026 14:26

Lauro Botelho teve atuação na política e no movimento associativo em Ipatinga

Engenheiro eletricista, ele foi vereador e presidiu a AAPI por três mandatos; mesmo com problemas de saúde, integrou recentemente chapa eleita da entidade

 

Lauro César Botelho construiu sua trajetória em Ipatinga a partir da atuação profissional, política e associativa, com passagem pelo Legislativo Municipal e participação ativa no movimento de aposentados. Engenheiro eletricista e aposentado da Usiminas, ele viveu na cidade por mais de quatro décadas, após sair de Muriaé, na Zona da Mata mineira. Ele tinha 81 anos.

Na área associativa, teve atuação na Associação dos Metalúrgicos Aposentados e Pensionistas de Ipatinga (AAPI), onde exerceu três mandatos como presidente, entre 1997 e 2009. Durante esse período, participou da condução administrativa da entidade e de iniciativas voltadas aos aposentados e pensionistas. Mesmo com problemas de saúde, integrou recentemente a chapa eleita para a direção da AAPI, mantendo vínculo com a instituição.

Na política, foi eleito vereador de Ipatinga em 2004, com 1.596 votos. No exercício do mandato, acompanhou demandas comunitárias e manteve interlocução com moradores de diferentes regiões da cidade, com atuação voltada a pautas de interesse local.

Entre as iniciativas associadas à sua atuação, estão ações desenvolvidas no bairro Bethânia, com foco em atendimento a famílias, incluindo mães e crianças em situação de vulnerabilidade social.

Natural de Muriaé, Lauro Botelho fixou residência em Ipatinga, onde constituiu família. Era casado com Joanice Amaral Botelho e pai de quatro filhos: Cláudia, Lúcia, Lívia e Lauro Henrique.

O sepultamento ocorreu no Cemitério Nossa Senhora da Paz, no bairro Veneza II, em Ipatinga.