Proposição — Projeto de Resolução 044/2025
Entrada na câmara em 18/07/2025
Concede Medalha Jamil Selim de Sales ao Senhor José Monteiro de Souza
| Comissões | |||
|---|---|---|---|
| Comissão | Data Parecer | Parecer (*) | Dt. Limite Parecer |
| Especial | 23/07/2025 | ||
(*) Parecer → (C=Constitucional, I=Inconstitucional, M=Mantido, R=Rejeitado)
| Deliberação | |
|---|---|
| Trâmites | Data |
| Promulgado | 30/07/2025 |
| Redação Final Aprovada | 21/07/2025 |
| Aprovado 1ª e única discussão e votação | 21/07/2025 |
| À(s) comissão (ões) para emitir(em) parecer(es) | 18/07/2025 |
| Distribuído (a) aos Vereadores | 18/07/2025 |
| Protocolado na Secretaria Geral | 18/07/2025 |
| Arquivos | ||
|---|---|---|
| Arquivo | Tamanho | |
| PR_44_2025_RF.pdf | 369 KB | |
| PR_44_2025_parecer.pdf | 484 KB | |
| PR_44_2025.pdf | 561 KB | |
Concede Medalha Jamil Selim de Sales ao Senhor José Monteiro de Souza.
A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA APROVA:
Art. 1º: Fica concedida a Medalha Jamil Selim de Sales ao Senhor José Monteiro de Souza.
Art. 2º: A medalha será entregue formalmente à homenageada em local, dia e
hora a serem designados pelo Presidente da Câmara.
Art. 3º: Essa resolução entra em vigor a partir da sua publicação.
Plenário Elísio Felipe Reyder, 18 de julho de 2025.
JUSTIFICATIVA
José Monteiro de Souza, conhecido como “Monteiro”, 90 anos, nasceu no dia 6 de janeiro de 1935, no Córrego do Alegre, no município de Inhapim/MG, onde viveu até os 6 (seis) anos de idade. Filho de Domingos Monteiro e Alice Maria de Souza, mudou-se para o Córrego dos Monteiros, onde viveu e trabalhou na roça, sem poder frequentar a escola, até completar 12 (doze anos de idade.
Então, a família mudou-se novamente, indo residir em Santa Maria do Baixio, naquela época pertencente ao município de Iapu, onde iniciou sua vida escolar. Aos 13 (treze) anos retornou com sua família ao Córrego dos Monteiros, onde frequentou a escola até os 15 (quinze) anos. Dos 15 (quinze) anos ao 17 (dezessete) anos, sem poder estudar, trabalhou duramente na roça para ajudar o pai, já adoentado, a sustentar a numerosa família. Ainda aos 17 (dezessete) anos voltou a estudar, conciliando escola e trabalho, até os 20 (vinte) anos.
Em 1958, após uma tentativa frustrada de conseguir um vínculo de trabalho em Coronel Fabriciano, mudou-se para a capital mineira, onde encontrou trabalho na construção civil, como servente de pedreiro.
Em 1959, por influência de um irmão que era policial militar, inscreveu-se no Regimento de Cavalaria do Estado de Minas Gerais, onde ingressou como estagiário, voltando a estudar, em busca de qualificação para evoluir na carreira e alcançar a ocupação do cargo que tanto almejava e que exigia um nível intelectual mais evoluído. Nessa ocasião, deslocado para Governador Valadares, interrompeu novamente a trajetória de sua formação acadêmica.
Na sequência, foi transferido para Guanhães, onde permaneceu até 1962. Em dezembro do mesmo ano, retornou a Iapu para completar o quadro do destacamento local.
Ainda em Iapu, em janeiro de 1963. casou-se com a senhora Margarida Moreira de Souza, com quem constituiu uma linda família, composta por dois filhos e uma filha. Em fevereiro, por ordem expressa do Comando do Batalhão, transferiu-se para o distrito do Bugre, para onde se dirigiu em companhia de sua amada esposa.
De volta a Iapu, continuou os estudos e obteve aprovação no exame de admissão para cursar o ensino ginasial. Em 1984, após mais de 26 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, desligou-se da vida ativa, passando para a reserva.
Como cidadão civil, assumiu em 1986 o primeiro emprego no FUNRURAL, órgão subordinado ao INSS, lá permanecendo até 1991, quando da sua extinção. A partir de 1993, atuou como diretor de Assistência Social da Prefeitura de Iapu.
Em 1996 ingressou no cargo de agente administrativo, após aprovação em concurso público, sendo arbitrariamente demitido em 1997 e reintegrado ao cargo em 1998, quando assumiu a função de Secretário da Junta de Serviço Militar do município de Iapu, onde exerceu as funções até 2001. Atuou também na Superintendência do INCRA (Instituto Nacional de Reforma Agrária), como estagiário e, posteriormente, assumiu o cargo de chefe da UMC (Unidade Municipal de Cadastro) da Prefeitura Municipal de Iapu.
No movimento religioso, atuou, com protagonismo, junto à igreja católica, ao longo de sua trajetória. Fez várias formações Bíblicas e de liderança na casa de encontros da diocese de Caratinga e foi um aluno assíduo do Movimento da Boa Nova – MOBON. Um de seus amigos que o admirava muito, fez o seguinte comentário, “O Monteiro é um homem de Deus”, percebe-se isto pela forma como ele exerce suas atividades, sendo como policial, agente público ou como Cristão, pois o Monteiro é uma pessoa calma, sensata e tudo que faz é com muita dedicação e zelo e respeitando as pessoas como ser humano digno de respeito. Ele sempre praticou os direitos humanos.
Atuante na Sociedade de São Vicente de Paulo onde é membro desde 1972, foi confrade na Conferência Nossa Senhora de Lourdes, no Córrego da Cadela, presidiu por três vezes o Conselho Particular São Francisco de Assis, da sociedade de São Vicente de Paula em Iapu. Foi também fundador e presidente do Asilo Lar Bom Pastor, em Iapu, exercendo a caridade seguindo exemplo de São Vicente de Paulo.
A CÂMARA MUNICIPAL DE IPATINGA APROVA:
Art. 1º: Fica concedida a Medalha Jamil Selim de Sales ao Senhor José Monteiro de Souza.
Art. 2º: A medalha será entregue formalmente à homenageada em local, dia e
hora a serem designados pelo Presidente da Câmara.
Art. 3º: Essa resolução entra em vigor a partir da sua publicação.
Plenário Elísio Felipe Reyder, 18 de julho de 2025.
JUSTIFICATIVA
José Monteiro de Souza, conhecido como “Monteiro”, 90 anos, nasceu no dia 6 de janeiro de 1935, no Córrego do Alegre, no município de Inhapim/MG, onde viveu até os 6 (seis) anos de idade. Filho de Domingos Monteiro e Alice Maria de Souza, mudou-se para o Córrego dos Monteiros, onde viveu e trabalhou na roça, sem poder frequentar a escola, até completar 12 (doze anos de idade.
Então, a família mudou-se novamente, indo residir em Santa Maria do Baixio, naquela época pertencente ao município de Iapu, onde iniciou sua vida escolar. Aos 13 (treze) anos retornou com sua família ao Córrego dos Monteiros, onde frequentou a escola até os 15 (quinze) anos. Dos 15 (quinze) anos ao 17 (dezessete) anos, sem poder estudar, trabalhou duramente na roça para ajudar o pai, já adoentado, a sustentar a numerosa família. Ainda aos 17 (dezessete) anos voltou a estudar, conciliando escola e trabalho, até os 20 (vinte) anos.
Em 1958, após uma tentativa frustrada de conseguir um vínculo de trabalho em Coronel Fabriciano, mudou-se para a capital mineira, onde encontrou trabalho na construção civil, como servente de pedreiro.
Em 1959, por influência de um irmão que era policial militar, inscreveu-se no Regimento de Cavalaria do Estado de Minas Gerais, onde ingressou como estagiário, voltando a estudar, em busca de qualificação para evoluir na carreira e alcançar a ocupação do cargo que tanto almejava e que exigia um nível intelectual mais evoluído. Nessa ocasião, deslocado para Governador Valadares, interrompeu novamente a trajetória de sua formação acadêmica.
Na sequência, foi transferido para Guanhães, onde permaneceu até 1962. Em dezembro do mesmo ano, retornou a Iapu para completar o quadro do destacamento local.
Ainda em Iapu, em janeiro de 1963. casou-se com a senhora Margarida Moreira de Souza, com quem constituiu uma linda família, composta por dois filhos e uma filha. Em fevereiro, por ordem expressa do Comando do Batalhão, transferiu-se para o distrito do Bugre, para onde se dirigiu em companhia de sua amada esposa.
De volta a Iapu, continuou os estudos e obteve aprovação no exame de admissão para cursar o ensino ginasial. Em 1984, após mais de 26 anos de serviços prestados à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, desligou-se da vida ativa, passando para a reserva.
Como cidadão civil, assumiu em 1986 o primeiro emprego no FUNRURAL, órgão subordinado ao INSS, lá permanecendo até 1991, quando da sua extinção. A partir de 1993, atuou como diretor de Assistência Social da Prefeitura de Iapu.
Em 1996 ingressou no cargo de agente administrativo, após aprovação em concurso público, sendo arbitrariamente demitido em 1997 e reintegrado ao cargo em 1998, quando assumiu a função de Secretário da Junta de Serviço Militar do município de Iapu, onde exerceu as funções até 2001. Atuou também na Superintendência do INCRA (Instituto Nacional de Reforma Agrária), como estagiário e, posteriormente, assumiu o cargo de chefe da UMC (Unidade Municipal de Cadastro) da Prefeitura Municipal de Iapu.
No movimento religioso, atuou, com protagonismo, junto à igreja católica, ao longo de sua trajetória. Fez várias formações Bíblicas e de liderança na casa de encontros da diocese de Caratinga e foi um aluno assíduo do Movimento da Boa Nova – MOBON. Um de seus amigos que o admirava muito, fez o seguinte comentário, “O Monteiro é um homem de Deus”, percebe-se isto pela forma como ele exerce suas atividades, sendo como policial, agente público ou como Cristão, pois o Monteiro é uma pessoa calma, sensata e tudo que faz é com muita dedicação e zelo e respeitando as pessoas como ser humano digno de respeito. Ele sempre praticou os direitos humanos.
Atuante na Sociedade de São Vicente de Paulo onde é membro desde 1972, foi confrade na Conferência Nossa Senhora de Lourdes, no Córrego da Cadela, presidiu por três vezes o Conselho Particular São Francisco de Assis, da sociedade de São Vicente de Paula em Iapu. Foi também fundador e presidente do Asilo Lar Bom Pastor, em Iapu, exercendo a caridade seguindo exemplo de São Vicente de Paulo.