Início do conteúdo

Proposição — Projeto de Lei 211/2025

Entrada na câmara em 19/08/2025

1º Fica concedido o Título de Cidadão Honorário do Município de Ipatinga ao Sr. Deleon Lucio de Sa”

Hermínio Bernardo da Silva
Comissões
Comissão Data Parecer Parecer (*) Dt. Limite Parecer
Especial 26/08/2025

(*) Parecer → (C=Constitucional, I=Inconstitucional, M=Mantido, R=Rejeitado)

Deliberação
Trâmites Data
Distribuído (a) aos Vereadores 22/09/2025
Retirado a pedido do Autor 19/09/2025
Protocolado na Secretaria Geral 19/08/2025
Deleon Lucio de Sa, nasceu em 12 de agosto de 1981 na cidade de Ipatinga, casado com a Engenheira Civil, Ligia Alves Arruda, tem duas filhas, Júlia Alves de Sá e Maria Clara de Sá. Filho Adao Lucio Gonçalves que na época era soldador a Usiminas Mecânica e da senhora Etelvina Maria de Sá Professora Rede Municipal de Ensino, a senhora Etelvina Maria de Sa. Moradores do bairro Limoeiro.. A família sempre teve uma vida simples, mas com a ajuda dos pais, Deleon e seus irmãos sempre foram incentivados a estudar. O ensino fundamental foi feito exclusivamente em escola pública, sendo que parte dele na escola Lucinda Fernandes Madeira, bairro Vila Formosa e Escola João Reis de Souza bairro Limoeiro. De personalidade discreta, Deleon ingressou no ensino médio na extinta escola Assedipa. Após a conclusão do ensino médio, ingressou na Fadipa (Faculdade de Direito de Ipatinga) onde fez sua vida acadêmica e dali surgiu o grande sonho: conquistar o emprego público na área de direito. Mas enquanto estudava, prestou concurso para ATB (Assistente Técnico da Educação Básica), tomou posse e começou a trabalhar na rede estadual de ensino em Ipatinga. Após a conclusão do curso de Direito começava ali a longa jornada até a aprovação da tão sonhada vaga no TRE. A tarefa não foi fácil, na verdade não é para ninguém. Enquanto se preparava para o concurso do TRE teve que tomar a dura decisão de deixar o cargo de ATB na escola estadual uma vez que deveria se dedicar exclusivamente ao seu objetivo maior. Assim o fez, agora, não era mais nem funcionário do estado, nem estudante de direito. Era um concurseiro que se dedicava até 10 horas diárias para alcançar seu objetivo. Em 2006 enfim foi aprovado como Analista Judiciário do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais. Tomou posse na cidade de Virginópolis MG e por lá trabalhou por 5 anos. Em 2011 passou atuar na Zona Eleitoral de Mesquita onde, além do cargo de analista, exerceu a função de chefe do cartório eleitoral. Mas como um eterno estudante continuou se preparando para alçar voos maiores. Em 19 de agosto de 2024 foi empossado como Procurador do Estado de Minas Gerais na Regional de Ipatinga.