Início do conteúdo

Proposição — Moção de Apoio 1183/2025

Entrada na câmara em 30/09/2025

Propomos aos nobres pares desta Casa Legislativa, nos termos do artigo 214 do Regimento Interno, que seja aprovada a presente MOÇÃO DE APOIO ao Sindicato dos Servidores Públicos do Meio Ambiente do Estado de Minas Gerais – SINDSEMA, em reconhecimento à luta histórica e incansável em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SISEMA) que se encontram em greve. Requeiro, ainda, o envio de cópia da presente Moção à entidade homenageada.

Maria Aparecida de Lima - Professora Cida Lima
Arquivos
Arquivo Tamanho
mocao_1183_apoio.pdf 638 KB
Às vésperas da COP-30, enquanto o Governo de Minas alardeia avanços na área ambiental, os servidores e servidoras, organizados pelo SINDSEMA, têm demonstrado à sociedade um grave desmonte no SISEMA: redução drástica de servidores(as) concursados(as), precarização das condições de trabalho, defasagem salarial superior a 80% (oitenta por cento) e ausência de concursos públicos há mais de uma década.
Em meio a todas essas adversidades, o SINDSEMA tem exercido papel fundamental na mobilização e na defesa de direitos, denunciando as contradições do governo estadual e exigindo respeito ao trabalho essencial dos(as) profissionais que garantem a fiscalização ambiental em nosso território, a preservação de recursos hídricos e a prevenção de tragédias como as de Mariana e Brumadinho.
A deflagração da greve geral em 1º de setembro de 2025, aprovada por quase unanimidade da categoria, expressa não apenas a luta legítima por valorização profissional, mas também o compromisso com um modelo de desenvolvimento que respeite o meio ambiente e assegure qualidade de vida para toda a população mineira.
Diante disso, reconhecemos publicamente a relevância do trabalho do SINDSEMA, expressamos nossa solidariedade à luta da categoria e fazemos justa homenagem a essa entidade que, com coragem e firmeza, tem sido voz ativa em defesa da justiça social, da valorização do serviço público e da proteção do meio ambiente em Minas Gerais.