Início do conteúdo

Proposição — Moção de Aplausos 1184/2025

Entrada na câmara em 30/09/2025

Propomos aos nobres pares desta Casa Legislativa, nos termos do artigo 214 do Regimento Interno, a aprovação da presente MOÇÃO DE APLAUSO ao Lar Paulo de Tarso, instituição que, desde a década de 1990, oferece acolhimento, assistência e cuidado a pessoas idosas em situação de vulnerabilidade no município de Ipatinga. Requeiro, ainda, o envio de cópia desta Moção ao homenageado.

Maria Aparecida de Lima - Professora Cida Lima
Arquivos
Arquivo Tamanho
mocao_1184_aplausos.pdf 552 KB
Por meio desta proposição, a Câmara Municipal de Ipatinga presta justa e merecida homenagem ao Lar Paulo de Tarso pelo transcurso do Dia Internacional das Pessoas Idosas, celebrado em 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para os desafios do envelhecimento e a necessidade de assegurar os direitos da pessoa idosa. No Brasil, a ocasião também celebra o Dia Nacional do Idoso, oficializado em 2003 com a promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa, marco legal que assegura respeito, dignidade, cuidado e qualidade de vida à população idosa.
Nesse contexto, torna-se oportuno e necessário reconhecer o trabalho desempenhado pelo Lar Paulo de Tarso, instituição que se dedica, com zelo, amor e responsabilidade, à acolhida e ao cuidado de pessoas idosas. Mais do que atendimento às necessidades básicas, o Lar promove convivência, valorização da vida e fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais.
Sua atuação contribui de forma significativa para a efetivação dos direitos da pessoa idosa, promovendo inclusão, dignidade e bem-estar. O compromisso ético e humano da instituição reflete a importância de iniciativas que se alinham aos princípios do Estatuto da Pessoa Idosa e ao propósito maior de construir uma sociedade mais justa, solidária e acolhedora.
Assim, a presente Moção de Aplauso busca reconhecer e homenagear o Lar Paulo de Tarso por sua relevante missão, reafirmando, neste dia de celebração e conscientização, nosso compromisso coletivo com a valorização e o respeito às pessoas idosas.